quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bonton Baya - Elpi (1983)


 Não esperava algo tão bacana vindo de Sarajevo. Todos os integantes da banda tinham formação superior. O som pode soar um pouco esquisito no começo, mas músicas como Nipon Elektronik e Banditski são bem fáceis de ouvir. O som deles é na linha do New Wave. 

01-Banditski je
02-Nipon elektronik
03-O vremenu prošlom
04-Upoznaj
05-Ljubavna žalopojka
06-Kraj radne nedelje
07-Prestajem da dišem
08-Ah, frustracije
09-Logoraš
10-Vodeni
11-Forte fortisimo
12-Sarajevo, Texas, Nashville, Tennessee

Ripado do vinil



Ps: retirado daqui




segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Undertones - the Undertones (1979)


Banda da Irlanda do Norte de punk. O som é daquele punk "Clássico", bem rockzinho ainda. Alcançaram algum êxito comercial com Teenage Kick, música que achei um pouco melódica, fazendo algo que já temos em What do I get  e  Ever Fallen in Love do Buzzcocks. Desconheço outros tabalhos da banda que não esse. As músicas são fáceis de ouvir, destaque para: Teenage Kick, True Confessions, Casbah Rock e Really Really. Uma banda que teria merecido mais destaque, talvez.



sábado, 24 de dezembro de 2011

Spectrum - Geração Bendita

Trilha sonora do filme Geração Bendita, é isso ai bicho!, que é o primeiro filme hippie Brasileiro. O filme é uma boa idéia, mas as atuações deixam a desejar. A músicas não decepcionam em nada, muito boas. Pelo que encontrei na internet a banda Spectrum seria da comunidade Hippie que aparece no filme.


 traga a bóia marina!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Françoise Hardy - Tous Les Garçons et les Filles (1965)

Desde muito tempo a França trouxe ao mundo boas músicas. Este disco está longe de ter mudado minha vida ou concepção musical,  mas é muito bom ouvir uma boa música em francês. No filme invasões bábaras, há um comentário sobre Françoise Hardy, quem assistiu o filme sabe do que falo. Este disco conta com a clássica Tous Les Garçons Et Les Filles, que imagino, quase todo mundo conhece. Curioso é que não há presença da bateria ao longo do disco, mas isto não diminui a qualidade das músicas.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vagif Mustafa Zadeh - Düshünce


 Vagif Mustafa Zadeh é um pianista de jazz do Azerbaijão. Para quem não sabe o Azerbaijão fazia parte da antiga URSS e durante o período stalinista o jazz fora proibido. Histórias a parte, a mescla musical de Vagif é do jazz com ritmos tradicionais do Azerbaijão. encontrei por acaso num blog e baixei devido a bela capa (aham, baixo discos pela capa). Confesso que este metódo me rendeu bons discos. Destaques para: "Zibeyde", "Gemeldi", "Aman Ovchu", "Ay Peri" e a faixa título "Düshünce".

1 Aman Ovchu 03:52
2 Dushunce 03:59
3 Zibeyde 02:47
4 'bayati Shiraz' 11:15
5 Ay Peri 05:16
6 Qizil Uzuk 05:01
7 Melodiya 04:17
8 Ezize 04:09
9 Fantaziya 04:05
10 Gelmedi 03:57
11 Improvizasiya 05:17



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bandista - Daima! (2011)


 Banda da Turquia que mistura ritmos como o reggae, pitadinhas de rock e outras coisas com música folclórica dos balcãs. Na tradição de Mano Negra e Mogollar/Les Mogol ou da tropicália, onde ritmos tradicionais enamoram-se com elementos rock. Lhes trago o último disco da banda, pois foi o primeiro que ouvi e por seguinte o que mais conheço. Bandista parece ter um caráter "esquerdista" (o que não diz muita coisa), não sei em que sentido esta referência a foice e ao martelo é feita, pois para mim este simbólo lembra a união soviética, e meu lado comunista não gosta nada da União Soviética, do Stalinismo... Porém há uma carta (em turco e inglês) de Sacco & Vanzetti, que é interessante ser lida. Como as letras são em turco e não procurei uma tradução sobre elas, fui pela sonoridade (ou a recepção de meus ouvidos), e a banda é boa!

 O grupo disponibiliza seus discos para Download no site deles, é necessário cadastrar o e-mail, mas colocando que não quer fazer parte da "mail-list" deles não vão te enviar propagandas e etc, então pode baixar tranquilo!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fela Kuti & Afrika'70 - Zombie


   fela kuti é o criador do afrobeat. Artista de grande talento, porém com uma vida bem conturbada. É até hoje uma das grandes (senão a maior) referência no que tange a música africana "moderna". 
   O Afrobeat seria uma mistura do jazz, funk, soul e ritmos africanos. Este albúm contém a música "Zombie", feita para os soldados nigerianos.
    



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Czeslaw Niemen - Strange is this World [1972]


Czeslaw Niemen é um polonês agraciado com uma garganta incrível! O disco é bem experimental na linha do rock progressivo, utilizando-se até mesmo de violinos. O grande destaque fica por conta de I've Been Loving You Too Long, uma canção com poder sonoro!

  1. Strange is this World
  2. Why did you stop Loving me
  3. I've been Loving you too long
  4. A Song For The Deceased

Traga a bóia!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Turtles - So Happy Together EP


 Há um episódio do That 70's Show musical, numa das cenas eles tocam a familiar música Happy together, que mais tarde ouvi num café em Montevideo. Por acaso visitando o saqueando a cidade encontrei esta inconfundível música. Na minha concepção esta é mais uma daquelas bandas dos 1960 vindas da califórnia, o que espero, não soe depreciativo.

  1. "So Happy Together" 2:53
  2. "We'll Meet Again" 2:28
  3. "Can I Get To Know You Better" 2:37
  4. "Like The Seasons" 1:51

Traga a bóia!




Pop Rock Beogradsko Prolece 81-1981-Razni Izvodjaci [Lp]



 Este Lp contém alguns dos sucessos que tocavam nas rádios de Belgrado (capital da Sérvia) no ano de 1981. Boa parte das músicas não são grandes coisas, mas canções como: "Rano Jutro", "Daleka je indija, kina i havaje" e "Marina" (que nomeia o blog), são bem interessantes. Para quem não sabe a Iugoslávia já teve uma das melhores cenas do rock europeu.

01-Zana-Leto
02-Bulevar-Rano jutro
03-Slađana i Ljudi-Srećan ti rođendan
04-Braća-Rodbina
05-Kim-Teraj po svome
06-Šarm-Marina
07-Muzej Saravan-Moja Goga
08-Pan-Hoću da budeš moja
09-Odiseja-Zmaj od papira
10-Igla-Daleka je Indija, Kina i Havaj


 Traga a bóia!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

proposta

(un auténtico Charango!)



Em meio a milhares de blogs, alguns nada interessantes, outros incríveis, a ideia é criar mais um reduto no meio da enxurrada de sítios virtuais. Porém se aguardas alguma novidade, ou que seja apresentada alguma banda incrível, anunciada como a salvação da música, esqueça!Nada de apresentar o que rola ou rolou de mais quente, falar de música e sem chamá-la de boa. Apresentar sons que você não encontra normalmente, e outras vezes coisas normais (como Gardel ou Clash). O critério de seleção pode ser a capa do álbum, mas nem sempre. Evitar o eixo EUA-UK seja talvez a meta mais concreta, mas como abandonar estes lugares de trânsito tão intenso e nos quais fiz minha escola?