domingo, 30 de junho de 2013

Cem Karaca - Namus Belasi


 Cem Karaca foi um importante músico dentro do cenário da música rock Turca. Além de um bigode pra causar inveja em qualquer um, vai fazer aquela mistura legal entre o rock e elementos da música tradicional turca. Mais tarde o governo turco o perssegue, pois segundo parece, ele colocava um forte caráter político em suas músicas.

Mais informações.

sábado, 29 de junho de 2013

The Cure - The 13th (1996)

Ganhei este disco de presente de aniversário da minha namorada. Foi o disco que o dinheiro dela permitia comprar na época, queria me fazer uma surpresa e conseguiu. Me via como a pessoa que mais entendia e sabia sobre pós-punk na cidade naquelas épocas. Este Single contém duas faixas, a primeira, "the 13th", está bem ligado a um experimentalismo, a influência de sons não tão comuns ao rock estão ali. A segunda faixa "Adonais", é a minha favorita, e é também aquele som mais tradicional do Cure que estamos acostumados. Creio que as canções deste single não saíram em nenhum álbum em específico. Lhes deixo um arquivo em formato .flac e com os escaners da capa e disco. Espero que gostem deste exemplar do meu acervo pessoal.


Chute no cü

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Stranglers - No More Heroes (1977)

A princípio meu contato com os Stranglers se resumia a minha paixão por essa capa. Uma das mais bonitas que já vi, imagino que ela em vinil devia ser algo lindo de se ver. Bem, acontece que faz anos que conheço este disco, e ele é um dos poucos que consegue melhorar, frente a minha percepção, ao longo dos anos. Regra geral para a banda na verdade. Gosto bastante deles, é uma das poucas bandas que me agradam o som do teclado, algo que geralmente me incomoda bastante. As letras são boas, o instrumental é bom, e a música é gostosa de ouvir. Além disso eles tem todo o mérito de fazerem um som muito original, algo que é bem difícil conseguir e ainda por cima manter a sonoridade "dançante".

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Outsiders - Vital hours (1978)




Durante minha apressada busca não encontrei imagens do Outsiders nem do albúm em questão. Detalhes a parte esta banda é pré-sound. Mais tarde Adrian inicia o sound Aqui dá para perceber um som mais cru, com boas faixas dançantes e a alta qualidade e inventividade da guitarra que já conhecemos pelo Sound. Aproveitem pois este material parece ser bem restrito, não encontrei muitos dados sobre este arquivo. O consegui anos atrás pelo orkut, e nunca mais encontrei algo sobre. Um bom disco.

domingo, 16 de junho de 2013

Chuck Berry - One Dozen Berrys (1958)




 Seguro que Johnny be Good está entre as melhores canções já escritas e mais famosas da história, antes mesmo da clássica cena de Devolta para o futuro, tal canção não precisava de ajuda nenhuma. Nos EUA a música rock em geral parece estar bem inserida na cultura deles e é algo corriqueiro e normal, como imagino são algumas músicas populares do Brasil para nós - assim espero. Aqui estamos muito mais preocupados em "imitar" o que acontece ou aconteceu lá. Não que a cultura norte americana seja um hambúrguer enfiado goela adentro, gostamos da cultura deles, isso é óbvio, porém nossa relação é diferente da deles, assim como para eles a bossa nova e  samba, por exemplo, são algo de outro mundo. Enfim, percebo que os conhecimentos sobre Chuck Berry estão muitas vezes restritos a clássica canção do Joãozinho bonzinho, e isso acaba apagando um pouco as outras canções de Chuck Berry, ótimas também. Este disco é escolhido quase que pela capa cheia de morangos e reforçando o lindo trocadilho com o segundo nome de Chuck e os morangos (berrys). Outro motivo são as faixas La Juanda e a também famosa Rock'n'roll music. Também gosto muito de Oh baby doll, gostosa para dançar. E o mais determinante talvez, o grande hit não está aqui.

Mais informações

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Neon Boys - Neon Boys (1973) EP

Desde Mate-me por favor sou um apaixonado pela cena underground da década de 1970, em especial esta de Nova Iorque tão bem ilustrada no livro. Television foi de longe uma das bandas que mais demorei para escutar. Sabia que o visual do punk vinha muito do Richard Hell, que vai ser uma das primeiras pessoas a adotar o visual de roupas rasgadas. Sei que o Hell e Tom Verlaine eram grandes chapas, desde os tempos da escola. Parece que a primeira banda que eles montam é a Neon Boys (garotos neon também me soa bem). O som é bem mais cru e muito menos rebuscado que será mais tarde no Television, mas aqui Hell já está estilosão (vide a foto da capa). Essa cara de ícone da Blank Generation única. Mais tarde seu trabalho com os Voidoids não me agrada tanto quanto este EP perdido dos Neon Boys, tão desconhecido - segundo minha insensível impressão. Bom disco que pretendo relembrar por meio desta postagem.
 ahh, simplesmente adoro "time", sou apaixonado por esta canção.

Mais informações

sábado, 8 de junho de 2013

Wire - Pink Flag (1977)

Wire é uma das bandas mais legais que conheço. Vão produzir muita coisa legal, e sua direção e objetivos mais claros são fazer aquilo que é normalmente chamado de "art rock". Apesar de não inventarem nada de muito novo, estão sempre produzindo algo bom e próprio. Detalhes a parte, li uma entrevista certa vez com um dos integrantes (parece que a banda ainda segue na ativa) e ele pareceu bastante arrogante e preocupado em dissociar a banda do Punk. Por um lado entendo sua preocuação, já que o único disco citado da banda, quase que exclusivamente é o Pink Flag, que é o mais punk de todos os albúns. O som da banda pende para um monimalismo, porém isso não torna suas músicas mais simples (Joy Division parece fazer o mesmo, na verdade este parece o "segredo" do pós-punk). As músicas a propósito, são muito boas!

Mais informações

Sham 69 - The Punk Singles Collection 1977-1980 (1998)

Conheci o Sham 69 numa investida na internet sobre o movimento Skinhead. Bem, como já têm muita gente sabendo hoje em dia, nem tudo no Skinhead é fascismo, apesar dessa ser a vertente mais famosa e forte. Quando achei sobre o Sham 69 eles apareciam como uma banda de skins de esquerda, isso me interessou, consegui músicas da banda por meio daqueles velhos programas de compartilhamento de arquivos (kazaa, emule, soulseek...). Ouvi e gostei. Mais tarde descobri que essa associação do Sham 69 com o movimento skinhead é demasiado apressada e um tanto quanto errônea. A postura da banda será uma das coisas mais importantes a serem levadas em consideração, e ela será um tanto destoante com o que é generalizado ao movimento Skin. Prestando atenção nas letras existe uma preocupação grande com muitas questões sociais, hey little rich boy e I don't wanna dão este tom. Entretanto boa parte das músicas são rock'n'roll, e a maior preocupação da banda mesmo é com o futebol e as cervejas - a gente esquece que rock é na maior parte do tempo algo besta e divertido. Enfim, dou esta volta grande para dizer que muita coisa em torno desta banda não faz sentido, e o som deles é legal e de boa qualidade. Vi agorinha na wikipédia que o John Cale chegou a produzir material deles. E fica pra encerrar uma coisa importante, o problema não são as cores dadas para esta ou aquela coisa, mas sim o fascismo, este é que é perigoso. Minha postura é que pode me levar a isto, é isto que devo tomar cuidado.