sábado, 30 de agosto de 2014

(V.A.) - NME C86 (1986)

Em 1986 a famosa revista NME resolveu selecionar o que havia de melhor rolando em fitas k-7 da cena independente inglesa, organizando assim uma coletânea e lançada em cassete mesmo. Esta coletânea acabou se tornando um marco, pois é tratada como um prenúncio do que viria a ganhar holofotes mais tarde. Quando relançaram em 2006 uma edição especial, a coletânea foi subtitulada como "the birth of indie rock", o que estou longe de discordar. A qualidade das gravações é aquela única e especial das fitas k7. O engraçado é ouvir algumas bandas que depois ficam famosas e bem produzidas em sua versão quase "demo". C86 é uma coleção interessante para entender melhor a cena underground britânica dos anos 1980. Seu som ainda mantém a simplicidade do fresco punk rock, mas já bem encaminhados para experimentações, psicodelias e melodia.

domingo, 17 de agosto de 2014

Charlie Megira & the Modern Dance Club - Love Police (2012)

Charlie Megira me desconcertou. Sua sonoridade já tem algo ali que conhecemos, o abuso do reverb, guitarras nevorsas, vocais berrados, referências claras a um rock "morto", 50toso, ou 90toso, porém tudo isso de uma maneira bem original, pois são referências, não imitações. Confesso que não esperava tanto de um cara alto, desajeitado e estranho vindo de Israel (!). Acontece que você vai pirar no seu som, que passeia pelo shoegazing e surf rock. Talvez temos aqui uma banda que traga algo novo para o rock, porém esse disco é restrito ao que chamamos de underground, não é nada pop, mas é muito bom. Seu disco é selvagem, cru e puro. Já aviso que foi complicadíssimo achar qualquer material dele, então aproveitem a oportunidade, pq o disco vale a pena.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Desperete Bicycles - Remorse code (1979)

O final da década de 1970 foi marcado por bandas preocupadas em produzir o seu tipo de música. Por mais que a simplicidade tenha se tornado uma marca registrada de boa parte dessas bandas, não podemos esquecer do esforço delas. Vai ver essa busca por um som seu esteja de acordo com a forte tendência DIY da época. Desperete Bicycles é uma banda de excelência quando o assunto é "do it yourself", sempre lançaram seu material de forma independente e nunca chegaram a ser algo muito grande, apesar da relativa fama. Acabaram em 1981 e devido a sua pretensão exclusiva de apenas gravar sua música, demorou algum tempo para surgirem apresentações. Seu caráter amador é perceptível. Com uma sonoridade engraçada e particular, parece que eles desenham muito do que ganha corpo e forma mais tarde. Talvez um primeiro rascunho de um Gang of Four menos funky e mais experimental.

sábado, 2 de agosto de 2014

Pink Floyd - Obscured by Clouds (1972)

Não é preciso dizer nada sobre o Pink Floyd, todo mundo sabe quem eles são e a importância deles para a música pop. O problema sério do Pink Floyd é que sua música está num patamar tão único de beleza e arte, que somado a suas músicas de dez minutos, acaba criando um problema sério para ouvir Pink Floyd no dia-a-dia, seja pelo caráter intimista da música, ou do tempo gigante da canção, tornando as chances do aparecimento de um incomodo antes do fim da canção algo gigante. Neste sentido o disco Obscured by Clouds é um achado, pois suas canções são mais curtas, sendo a mais longa com 5:52 minutos, e ainda assim é Pink Floyd. No mínimo curioso como este disco acabou ficando de fora de muitas listas de discos desses ingleses doidões. Acredito que o dark side of the moon que veio depois, acabou ofuscando este discoi
 O disco é resultado de uma trilha sonora encomendada para o filme La Vallée.