sábado, 20 de abril de 2013

Caetano Veloso - London, London (1971)


Meu tio, que nasceu e vive até hoje em Buenos Aires, me passou vários discos que ele estava ouvindo para fazermos uma troca musical, nisto este disco do Caetano estava lá. Por incrível que pareça, não conhecia/conheço nada de Caetano, mas já sabia que ele é uma espécie de majestade musical na Argentina, simplesmente o adoram e todo show dele lota. Dai que estava mais do que na hora de ouvir, por isso resolvi arriscar, e bem, gostei do risco e do resultado. Este disco é fruto do exílio de Veloso em Londres, por isso a maior parte das músicas são cantadas em inglês. Apesar de ser um inglês bem baiano gosto bastante de ouvir ele, e olha que sou chato com o inglês (Tim Maia ainda é difícil para mim). Boa parte dos temas estão ligados a questão da saudade, algo perfeitamente compreensível, já que ele estava em exílio. Não é de Caetano Veloso, mas talvez a melhor música à abordar este tema seja back in Bahia, de Gilberto Gil, que me parece, querendo ou não, sintetizar essa experiência da distância e do exílio.

2 comentários:

  1. Vele a pena ouvir também, outro disco do exílio de Caetano, muito rico sonoramente, cheio de referencias folclóricas, tradicionalistas, misturando inglês com portugûes e contando com um baita time de exilados (Mautner, Gil, Jards,...), que é o "Transa". Particularmente gosto mais do que o 'Caetano/1971'. Dá uma conferida, se puderes.
    quanto a Back in Bahia, concordo com você. Além da síntese do exílio, pode-se dizer que ela é uma 'London, london' alto astral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que Caetano me supreendeu, vou dar uma verificada no Transa! Estou curioso! Valeu a recomendação!
      Sim, bem mais alto astral, dá vontade de dançar quando escuto "back in Bahia" :)

      Excluir