quarta-feira, 2 de outubro de 2013

John Lennon - Plastic Ono Band (1970)

De maneira geral o chamado "rock clássico" deixou de ser uma grande novidade para mim. Isso não significa que eu não o escute e goste bastante dele, apesar de minhas críticas as pessoas que buscam "o verdadeiro rock'n'roll". 

Reza a lenda foi por causa da Yoko Ono que os Beatles acabaram. Creio que isso não passa de raiva de fãs que desejam que sua banda favorita persista por anos e anos até a eternidade (sentimento perfeitamente compreensível, mas que não concordo). O que ocorre é que temos que nos acostumar com a ideia de que um dia as coisas acabam, por mais óbvio que isso pareça. 
       
De longe John & Paul são os grandes nomes dos Beatles. Quiçá, John seja até mesmo mais popular do que Paul. Ele sempre posou de rebelde, o que me seduziu desde pequeno. Mas John Lennon não era só pose, fazia um som muito bom também. Descobri este disco enquanto andava de carro com um amigo meu, por meio da música "well, well, well" e de imediato fiquei hipnotizado pelo som da bateria e do baixo. O disco contém várias canções ótimas, com destaque especial para Mother, que é sempre linda e não tão batida quanto Imagine (sim, eu sei, é de outro disco). Pessoalmente Working class Hero é a canção mais fraca, e toda vez que a escuto não sai da minha cabeça que John tentou bancar o Bob Dylan ali e, acabou ficando cansativo ouvir essa música.

O conteúdo das letras no geral é muito bom - caso de working class hero, mesmo não gostando dela. Imagino John soltou mais seu lado corrosivo neste disco, depois de tantos anos preso ao estigma de boy band dos Beatles (que verdade seja dita, nem tão garotos assim quando a banda acabou). Opiniões a parte, acredito que os Beatles, de maneira geral, começaram a ser uma banda mais interessante e original quando George Harrison começa a se aventurar na Sitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário