quarta-feira, 23 de julho de 2014

La Casa Fantom - Ingen ny dag (2006)

La Casa Fantom é daquelas bandas difíceis de serem classificadas em um estilo, que possuem uma sonoridade de tamanha personalidade e em constante transformação que rotulações sempre parecem descabidas e incapazes de traduzir sua estética de maneira satisfatória. Mas que, para fins de esclarecimento, pode-se dizer que trazem junto à sua raiz hardcore, sonoridades que remetem ao post-rock, essa mistura que, convencionou-se chamar de “Neocrust”, palavras que não explicam muita coisa, mas que para os mais familiarizados com determinadas vertentes musicais dão uma ideia do que esperar dessa banda.
Esse disco em questão, o Ingen ny dag, traz 10 músicas que misturam elementos diversos, indo de hardcore, post-rock, screamo, black metal e até algumas influências de música eletrônica (!). Essas tão diversas influências poderiam soar forçadas, artificiais, como tantas vezes podemos notar quando algumas bandas tentam misturas diversos estilos na busca fracassada por uma sonoridade única. Mas esse duo de baixo/bateria norueguês, de certa forma, consegue juntar todas essas influências em composições extremamente ricas e harmoniosas.
A excentricidade da decisão de formar uma banda sem guitarra é esquecida ao ouvir as músicas e notar a versatilidade do baixista, e vale dizer, tudo aqui é muito bem executado e sem soar demasiadamente produzido. Todo o instrumental é extremamente melancólico e as linhas de voz, ora sussurradas, ora berradas, ajudam a enriquecer as músicas mesmo que não sejamos capazes compreender as letras (esse disco é todo cantado em norueguês). Gostaria de insistir que tudo nesse disco é muito bem feito, o que dá a esse curto CD com cerca de 27 minutos, uma fluidez enorme. O disco chega ao fim com a talvez mais eclética das músicas do La Casa Fantom, “Rømmer til skogen”. De forma incrível, a música começa com um ritmo “eletrônico” e passeia por todos os elementos da banda juntos, tudo envolto por uma áurea de melancolia medieval, terminando assim esse desconhecido álbum que deveria servir referência para o punk da nossa atualidade.
Os noruegueses do La Casa Fantom, mesmo com todas essas influências, representem uma volta às raízes para tudo aquilo que nos acostumamos chamar de post-alguma coisa (post-punk, post-hardcore, etc.), mas que no fundo pouco conseguem representar do nome que carregam. Ingen ny dag, é um disco punk, essencialmente punk, no melhor e mais puro significado que essa palavra representa.


By Januario

Nenhum comentário:

Postar um comentário