terça-feira, 11 de março de 2014

Chicago House Music Classics



Com certeza um dos estilos musicais mais populares da atualidade é a música eletrônica, e um dos gêneros de música eletrônica mais conhecido e apreciado é a house music. Originária da cidade de Chicago em meados dos anos 80 (1984, pra ser mais exata), esse novo estilo de dance music tocava no clube Warehouse, e as pessoas iam as lojas de discos procurando "por aquela música que toca na Warehouse",  logo rolou o encurtamento do nome do clube, a popularização do gênero e nasceu o House.

Chicago House Music Classics é uma compilação do early house e classic house dessa época, com clássicos e tracks raras. O classic house é muuuuito diferente da house music que toca nos clubes de hoje em dia. Além do tempo tempo das batidas 4/4, o classic house tem bpm baixo e muitas músicas ainda gravadas com "instrumentos de verdade", como piano, bateria e baixo. Em algumas você nota a "modernização" com sintetizadores, baterias eletrônicas e samplers. Como são 189 faixas (!) no CHMC, há faixas das primeiras fases do house, quando ainda era muito parecido com funk e disco; cheias de pegadas dançantes e vocais. Há ainda faixas com a produção eletrônica bem mais refinada, podendo-se realmente observar uma semelhança com a música eletrônica contemporânea, como referência, mas quando a música "fica boa", surge um vocal melódico com letras românticas (pô!). De qualquer maneira, classic house é um gênero que você só consegue entender e gostar a não ser se você "viveu aquilo", naquela momento, em Chicago. Isso porque a maioria das faixas soam antigas e cafonas para nós. Mas é interessante para apreciadores de música eletrônica em geral, conhecer o berço e a evolução desse estilo musical. Fãs de dance e funk também ficarão satisfeitos ouvindo CHMC.



Há faixas clássicas discotecadas até hoje por DJs de house, como "House Nation" do The House Master Boyz e The Boy Rude of House, "Move Your Body" do Marshall Jefferson, "Can You Feel It" de Fingers Inc., com a calorosa versão de Genesis da house music.  Chicago House Music Classics ainda tem as primeiras faixas de acid house (Phuture - Acid Tracks), hip house (The Beatmasters ft. Cookie Crew - Rok da House).

Os dois selos mais significativos para o house music de Chigado são Trax Records e DJ International, ambas na ativa até hoje.

baía pirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário